05 profissões mais requisitadas na área da saúde

Quais profissões na área da saúde são mais procuradas?

Embora medicina seja o curso mais comum dessa área, outros podem ser uma boa opção de carreira para quem gosta dela. Conheça as profissões mais procuradas e veja se você tem vocação para alguma delas.

1. Médico
O curso de medicina oferece a possibilidade de escolher entre mais de 50 especialidades possíveis. Apesar de ser um curso mais longo e mais caro, ele também é o que costuma proporcionar maior retorno financeiro.

As funções de um médico vão desde pedido de exames e prescrição de medicamentos, até a realização de cirurgias, variando de acordo com a especialidade escolhida. Apesar de, na maioria das especialidades, o médico ter contato direto com o paciente, em algumas delas (como Radiologia ou Patologia) o profissional trabalha mais com a análise de exames ou pesquisa de doenças.

A empregabilidade é extremamente alta podendo encontrar trabalho em hospitais, postos de saúde, empresas e clínicas particulares.

2. Enfermeiro
Há muitos técnicos e auxiliares em enfermagem, porém, os enfermeiros graduados são em menor número fazendo com que sejam bastante procurados pelo mercado de trabalho. O enfermeiro é responsável por recolher todos os dados sobre a saúde do paciente e direcionar o trabalho da equipe de enfermagem.

Trabalha com a manutenção, promoção e prevenção da saúde. Assim como o médico, tem sua empregabilidade praticamente garantida e pode conseguir emprego em hospitais, clínicas de imagem e de odontologia, postos de saúde, escolas e empresas.

3. Psicólogo
Por meio da análise das emoções e pensamentos do indivíduo, ele diagnostica, trata e previne doenças e distúrbios mentais, emocionais ou de personalidade.

Atua em hospitais, consultórios, unidades básicas de saúde e escolas, ajudando na orientação educacional e vocacional dos alunos. Esse profissional tem sido bastante procurado por empresas para colaborar na seleção dos funcionários e na manutenção de um ambiente de trabalho saudável.

4. Nutricionista
O nutricionista cuida da relação entre o homem e o alimento. Sua presença é necessária em diversos locais como hospitais, clínicas particulares, spas, hotéis, restaurantes, empresas e escolas.

Ele define cardápios que estejam de acordo com as necessidades alimentares de seus clientes, orientando e prescrevendo dietas para casos em que é preciso acompanhamento nutricional específico.

5. Fisioterapeuta
Trata-se do profissional que atua na prevenção e tratamento de doenças ou lesões que podem ser de ordem genética, ou causadas por vícios de postura ou acidentes. Por meio de exercícios e terapias, ele trabalha na recuperação de distúrbios respiratórios, cardíacos ou neurológicos, ajudando o paciente a reconquistar sua capacidade física e funcional.

Atua em hospitais, postos de saúde, clínicas de fisioterapia e também pode trabalhar em clubes fazendo o acompanhamento físico de atletas.